Blog

29.04 - 11h30min

Maçã: pecado para a sua saúde é não comer uma todos os dias

Uma das frutas prediletas dos brasileiros, a maçã.

Maçã: pecado para a sua saúde é não comer uma todos os dias

Uma das frutas prediletas dos brasileiros, a maçã, além de suculenta, ainda é um verdadeiro manancial de vitaminas e antioxidantes. Como se não bastassem todas essas vantagens, a fruta também é pequena e prática, podendo ser transportada e consumida em qualquer lugar.

É justamente por essa série de facilidades que tanta gente adora as maçãs e não passa um só dia sem consumi-las. Os ingleses têm até uma expressão que diz: “one apple a day keeps the doctor away” (“uma maçã por dia mantém o médico longe”) — aqui no Brasil você também já deve ter ouvido o dito popular traduzido como “uma maçã por perto mantém o médico longe”.

Mas enfim, do que exatamente estamos falando quando dizemos que a maçã traz sólidos benefícios à saúde humana?

Auxilia no emagrecimento
Em primeiro lugar, a fruta é uma verdadeira arma para quem está em busca de perder aqueles quilos a mais, já que o seu alto teor de pectina dificulta a absorção de gorduras e glicose (além de auxiliar no desenvolvimento de massa magra).

Fora isso, também podemos afirmar que as fibras da maçã são digeridas lentamente, permanecendo por mais tempo no organismo e, consequentemente, aumentando a sensação de saciedade.

Controla o colesterol
E se você é do tipo de pessoa que vive com medo do colesterol, também pode comemorar: a fruta possui fibra solúvel em quantidades suficientes para ajudar no bloqueio da absorção dessa substância.

Ajuda no sistema respiratório
Já para quem quer desfrutar de todas as vantagens da maçã, é importante lembrar-se de não retirar a sua casca na hora do consumo. Isso porque a quercetina, um antioxidante encontrado justamente na “pele” da maçã, melhora a função pulmonar.

Um estudo de 2007, realizado na Grã-Bretanha pelo Instituto Nacional de Corações e Pulmões, afirmou que crianças que tomam suco de maçã uma vez ao dia têm menos chances de desenvolver problemas com a asma. Outra publicação, dessa vez divulgada pela Universidade de Aberdeen, na Escócia, apontou que gestantes que consomem muitas maçãs durante a gravidez também estão protegendo seus bebês contra a doença.

Combate doenças
Por fim, não teríamos como encerrar o texto de hoje sem afirmar que resfriados, AVCs, cânceres e diabetes são somente algumas das diversas doenças que a maçã ajuda a prevenir.

Dessa forma não temos outra opção a não ser concordar com o nutrólogo Mário Falcão, da Faculdade de Medicina da USP, que, em entrevista ao jornal “O Globo”, ponderou: “Se tivesse que apontar uma fruta para ser consumida todos os dias por adultos, ficaria com os ingleses, pois a maçã é a mais completa. Não tem calorias, dá saciedade e possui diversas propriedades”.

Daqui em diante, lembre-se sempre do texto acima quando for preparar sua lista de compras. No supermercado, dê preferência às maçãs Fischer, que têm o selo Vegetais Saudáveis e são cultivadas com todo o cuidado para que possam cuidar de você!

Deixe o seu comentário