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18.07 - 09h46min

O que a cor de cada fruta nos conta sobre ela?

Quanto mais colorido o seu prato, melhor! Você já ouviu essa expressão? Confira o que cada grupo de frutas tem a oferecer para a sua saúde!

O que a cor de cada fruta nos conta sobre ela?

Seja da boca da sua mãe, da sua avó ou em algum programa de televisão, você provavelmente já ouviu aquela velha máxima: “quanto mais colorido o seu prato, melhor!”. Mas será mesmo?
 
Afinal, o que as cores das frutas nos contam sobre elas? Dá para saber quais vitaminas e outros nutrientes existem ali somente pela sua cor?
 
Sim! E é justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Confira abaixo uma incrível seleção com as principais características de grupos de alimentos separados de acordo com a sua coloração:
 
Frutas brancas (banana, melão, fruta do conde etc)
 
Conhecidas por seu alto teor de flavonoides, frutas brancas são ricas em antioxidantes e costumam ajudar no combate ao colesterol. Também controlam a pressão arterial, aumentam a sua energia e agem melhorando o funcionamento do sistema nervoso.
 
Frutas vermelhas (tomate, morango, melancia etc)
 
Como você já deve ter lido em nosso texto sobre o poder antienvelhecimento dos tomates, alimentos com a coloração vermelha são ricos em licopeno, substância que previne doenças como os cânceres de próstata e mama.
 
Essas frutas também controlam os seus níveis de estresse e trazem benefícios notórios para a memória e coração.
 
Frutas roxas (ameixa, uva, jabuticaba etc)
 
Já as frutas roxas contêm antocianina, um flavonoide que, além de prevenir doenças cardíacas e hepáticas, também ajuda a retardar o envelhecimento.
 
Frutas verdes (kiwi, maçã verde, pera)
 
Ricas em Vitaminas C e E, frutas de coloração verde costumam ser ricas em ferro, potássio e betacaroteno (uma substância que melhora o aspecto da sua pele e protege a visão).
 
Além disso, esses alimentos também evitam coagulação no sangue e fadiga mental.
 
Frutas laranjas e amarelas (laranja, melão, manga etc)
 
Abundantemente presentes na natureza e principal fonte de Vitamina C, as frutas laranjas e amarelas são conhecidas por seu alto teor de carotenóides e bioflavonoides. Elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e também favorecem a circulação de modo geral.
 
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Uma vez no supermercado, leve em conta as informações acima e diversifique na hora de escolher quais frutas vai levar para a casa!
 
Se quiser mais qualidade e segurança, dê preferência aos produtores do selo Vegetais Saudáveis — que trabalham de acordo com normas internacionais de controle e sustentabilidade. Saiba mais sobre a nossa iniciativa!

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