Blog

02.08 - 11h17min

4 Passos para começar a consumir alimentos de forma mais consciente

Um mundo melhor se faz com consumidores melhores. Aprenda 4 formas simples de praticar o consumo consciente em seu dia a dia!

4 Passos para começar a consumir alimentos de forma mais consciente

Não há dúvidas: vivemos em uma época com mais tecnologia e consumo do que qualquer outra. Se por um lado isso é ótimo, por outro precisamos ficar cada vez mais atentos para que nossos hábitos e estilo de vida não acabem por destruir o planeta.

Preocupando-se desde a sua origem com essa questão, Vegetais Saudáveis traz hoje algumas dicas simples que, se colocadas em prática, vão fazer de você um consumidor mais atento!

Está preparado para se tornar um cidadão melhor? Então vamos lá:

1 - Conheça os produtores

Se antes era difícil ter acesso ao histórico dos produtores de alimentos, hoje a internet mudou tudo. Depois de fazer as suas compras, um consumidor pode reservar alguns minutos do dia para acessar os sites dessas empresas e descobrir se as mesmas estão alinhadas com suas propostas e valores pessoais.

É claro que, atualmente, grande parte dos alimentos presentes nas gôndolas do supermercado ainda não é rastreada, tornando difícil a identificação dos agentes envolvidos na produção. Isso nos leva ao segundo tópico:

2 - Exija a rastreabilidade dos alimentos na gôndola

Já falamos, em outro texto deste mesmo blog, sobre o que é e qual a importância da rastreabilidade dos alimentos no contexto atual da nossa sociedade.

Ao exigir que todas as frutas e vegetais levados para a casa sejam rastreados, o consumidor joga a favor não só do meio ambiente, mas de sua própria saúde, que pode estar sendo colocada em risco por alimentos de origem desconhecida.

3 - Dê preferência às empresas que respeitam o meio ambiente

Você já ouviu por aí que muitas empresas fazem tudo pelo lucro e simplesmente não se importam em preservar a natureza ou cuidar verdadeiramente de seus consumidores?

Bem, isso não é verdade. Muitos produtores Brasil afora ainda prezam pela qualidade máxima dos produtos e sustentabilidade do negócio — é o caso dos produtores da iniciativa Vegetais Saudáveis, por exemplo.

Conhece uma empresa assim? Então valorize-a comprando dela! Isso mostrará que o trabalho consciente gera retorno financeiro e certamente encorajará os agentes envolvidos a continuarem trabalhando da maneira correta.

4 - Dê preferência aos produtores com consciência social

Da mesma forma, empresas com consciência social, que apoiam entidades sem fins lucrativos ou defendem o fim do trabalho escravo, por exemplo, podem e devem ser valorizadas pelos consumidores! Que tal?

Gostou do texto de hoje? Esperamos que, depois dessas 4 dicas, você consiga ter idas ao supermercado cada vez mais produtivas e conscientes! É assim que vamos mudar o mundo aos poucos!
 

Deixe o seu comentário