Blog

13.09 - 08h49min

Crie esses 7 hábitos hoje e nos agradeça daqui a 20 anos

Os hábitos de hoje farão grande diferença em quem você será daqui a alguns anos. Veja 7 comportamentos que trazem mais contentamento e felicidade!

 Crie esses 7 hábitos hoje e nos agradeça daqui a 20 anos


Pensamentos viram ações, ações viram hábitos, hábitos viram o caráter e o caráter vira o seu destino. Quem disse essa forte frase foi James C. Hunter, autor de um dos maiores best-sellers de negócios de todos os tempos: o livro “O Monge e o Executivo”.

Se você, assim como nós, também ficou impressionado com a eficiência da afirmação em ir “direto ao ponto”, provavelmente já entendeu que cultivar ou não bons hábitos está diretamente ligado ao sucesso ou fracasso em determinadas áreas da sua vida.
 

>> Clique para conhecer mais sobre a iniciativa Vegetais Saudáveis


Quando temos uma maçã e um brigadeiro e escolhemos comer o brigadeiro, engordamos um pouco. Quando o despertador toca pela manhã e nos permitimos apertar o botão da soneca, nos atrasamos um pouco. Quando escolhemos ficar no sofá em vez de calçar um tênis e ir até a academia, nos tornamos mais sedentários.

É tudo uma questão de escolher e agir. O que você faz hoje reflete diretamente na construção da sua versão futura — seja daqui 1, 10 ou 20 anos.

Pensando assim, separamos 7 hábitos incrivelmente saudáveis e gostaríamos de propor um desafio: que tal começar a implantar pelo menos um deles ainda hoje? Escolha o seu e vamos em busca de uma vida mais plena e feliz:

1 - Coma mais vezes em casa

Alimentar-se de forma mais saudável está intrinsecamente ligado ao ato de comer em casa. Apesar de ser uma delícia jantar fora de vez em quando, comidas de bares e restaurantes geralmente nos fazem perder o controle sobre os ingredientes utilizados. Você fica sem saber exatamente o que está ingerindo.

Preparar as próprias refeições, aliás, é um costume típico de alguns povos como os poloneses, por exemplo, que reservam somente 5% do seu orçamento para comer fora.

2 - 15 Minutos de sol todos os dias
Pergunte ao seu dermatologista e ele poderá confirmar a informação: tão preocupados com o câncer de pele, estamos usando cada vez mais protetor solar e ignorando os benefícios fundamentais da luz do sol para a humanidade.

Imagine só: na pré-história, vivendo nas cavernas, o homem ficava exposto ao sol durante horas para caçar, comer e realizar todas as suas outras atividades. Foi assim que o corpo humano se acostumou a receber grande quantidade de luz solar, que inclusive é essencial para que o nosso organismo produza substâncias vitais a uma boa qualidade de vida.

Atualmente, com a rotina cada vez mais corrida no escritório ou dentro de casa, simplesmente nos esquecemos de caminhar pelo menos um pouco no sol todos os dias... E isso é péssimo! A falta de vitamina D, substância produzida pela exposição ao sol, é um dos grandes problemas enfrentados pelo homem moderno, podendo causar desde fraqueza muscular até má formação dos ossos em crianças e adultos.

Por isso, se quer construir um “eu” futuro cheio de energia e disposição, comece, ainda hoje, a tomar pelo menos 15 minutos de sol religiosamente!

3 - Menos carne, mais saúde

É bastante raro encontrar brasileiros fazendo uma refeição com pouca ou nenhuma carne. Em outros países, porém, isso é completamente diferente: nos lugares mais saudáveis do globo são os vegetais quem comandam o prato.

É claro que, com isso, não estamos dizendo para você deixar de comer as carnes que tanto trazem prazer… Mas que tal diminuir a dose?!

Se você fizer, ao menos 3 vezes na semana, refeições onde vegetais componham pelo menos ¾ do prato, isso já trará grandes benefícios para a sua vida. Faça o teste e depois nos diga o que achou!

4 - Um livro por mês

Ler faz de você alguém mais inteligente, dinâmico e criativo. A leitura, além de explorar a imaginação, cria novas conexões neurais, fazendo com que o seu cérebro se expanda e funcione melhor.

Se você ainda não possui o hábito da leitura, que tal começar lendo um livro por mês? Uma obra de 250 páginas demora, em média, 6 horas para ser lida. São 9 páginas por dia, menos de 15 minutos diários que vão mudar tudo para você…

Quem será você daqui a 20 anos, tendo lido 240 livros? Quais novas oportunidades e impactos isso terá trazido para a sua vida?

Comece! É o único jeito de descobrir...

5 - Um tomate por dia

Comer um tomate por dia traz diversas vantagens, mas a mais incrível delas, se você for do sexo masculino, é a famosa proteção que o alimento fornece contra o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os brasileiros.

As outras vantagens têm a ver com fortalecimento dos ossos, prevenção a AVCs e retardamento do envelhecimento da pele.

6 - Pare de comer mesmo antes de estar completamente saciado

Na província japonesa de Okinawa, região que possui uma das maiores taxas de longevidade do mundo, os moradores têm um costume bastante interessante: eles finalizam a refeição quando se sentem 80% saciados.

A explicação é simples e parece fazer muito sentido: o nosso cérebro demora um pouco para identificar a comida que está chegando ao estômago — sendo assim, mesmo que você pare de comer um pouco antes de se saciar completamente, a tendência é a de que o restante da fome desapareça poucos minutos depois.

Comer mais que o necessário é, sem sombra de dúvidas, o fator responsável por muitos dos problemas e infelicidade em nossa sociedade.

7 - Reúna a galera para se exercitar

Por fim, um dos hábitos mais saudáveis que você pode criar é o de encontrar com amigos e familiares para praticar algum exercício. Seja dar uma corrida no bosque, jogar futebol ou praticar karatê, o que importa é se movimentar ao lado de quem você gosta.

Que os exercícios fazem bem você já sabe… A novidade aqui é fazê-los ao lado de pessoas queridas: segundo pesquisadores de Harvard, cultivar bons relacionamentos com parceiros amorosos, amigos e familiares é a chave para uma vida mais longa e feliz.

E aí, quais hábitos chamaram especialmente a sua atenção? Se estiver mesmo disposto a cultivar essas novas atitudes, vale ler o nosso outro artigo sobre quanto tempo um ser humano demora, em média, para criar um novo hábito.

Se quiser, deixe um comentário abaixo com as suas impressões, sua opinião é muito importante para nós!

* Clique para conhecer mais sobre a iniciativa Vegetais Saudáveis.
 

 

Deixe o seu comentário