Blog

07.11 - 09h20min

Economize até 40% aproveitando cascas e talos em suas receitas

Especialistas apontam que um reuso inteligente de cascas e talos, além de fazer bem à saúde, ainda pode economizar um dinheirão. Veja mais!

Economize até 40% aproveitando cascas e talos em suas receitas

Nos dias de hoje é muito comum que a maioria de nós utilize somente algumas partes das frutas e vegetais… Se você já descartou a parte branca da melancia, os talos da beterraba ou as sementes da abóbora, sabe bem do que estamos falando.

Mas e se disséssemos que, aprendendo a utilizar cascas, talos e sementes em suas receitas, você faria uma economia de até 40% na conta do supermercado? E não para por aí: apesar de desprezadas, essas partes contêm alto teor de vitaminas e minerais, que fazem um bem enorme ao corpo humano.

Agora que você provavelmente já se convenceu de que reaproveitar cascas e talos é uma ótima ideia, vamos entender como fazer isso de forma eficiente!

Talos

Os talos de legumes e vegetais geralmente podem ser triturados e misturados a massas de bolo, pães, panquecas, omeletes etc. A exceção fica por conta do talo da mandioca, que é tóxico.

O talo da beterraba, por exemplo, possui flavonoides que protegem contra o envelhecimento das células. Se quiser, você pode picar vários desses talos, refogá-los com cebola, alho e depois misturá-los com um pouco de ricota. Aqui está a receitinha para um excelente patê!

Cascas

Enquanto as cascas de maçã e mamão podem virar um complemento para a sua vitamina de frutas, as da laranja, tangerina e maracujá podem se transformar em deliciosas geleias.

Uma terceira sugestão é bater cascas de goiaba e abacaxi em um liquidificador. Depois de coar, você terá um suco pra lá de nutritivo.

Apesar de geralmente descartadas, as cascas possuem alto teor de nutrientes: para se ter uma ideia, a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio que a polpa e a casca da maçã possui 2x mais vitamina C que a sua polpa.

Sementes

Se torradas ou moídas, as sementes tornam-se uma farinha para o preparo de pães, bolos e biscoitos. Caso haja a necessidade, complete com farinha comum.

As sementes de abóbora também podem ser torradas e servidas como um delicioso aperitivo. Para isso, lave e seque as sementes e, depois, adicione sal e leve ao forno. O alimento ajuda a fixar o cálcio em nossos dentes e, de quebra, ainda possui ação anti-inflamatória.

Gostou do que viu por aqui hoje? Se quiser mais receitinhas que utilizam cascas, talos e sementes em sua composição, não deixe de curtir e acompanhar nossos novos conteúdos através da fanpage da Vegetais Saudáveis no Facebook… Te esperamos lá!

Deixe o seu comentário