Blog

13.12 - 09h57min

5 Super truques para melhorar a alimentação das crianças

Estas sacadas vão ajudar você a virar o jogo contra as “bobeirinhas” e alimentos industrializados. Veja como melhorar a alimentação das crianças!

5 Super truques para melhorar a alimentação das crianças

Não é segredo para ninguém que uma alimentação equilibrada desde a infância é uma das grandes chaves para uma vida mais saudável e feliz. Mesmo assim, grande parte dos pais enfrentam, diariamente, uma batalha com filhos que só querem saber de alimentos processados e frituras.

Apesar de todos os argumentos a favor de legumes, frutas e vegetais, é difícil competir com as opções variadas de guloseimas e “besteiras” disponíveis nas prateleiras do supermercado…

Se você concorda com a afirmação acima e anda fazendo de tudo para melhorar a alimentação das crianças, precisa continuar com a gente até o final da leitura! Hoje separamos alguns truques que ajudarão nessa jornada, confira abaixo:

1 - Dê o exemplo

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que não faz sentido cobrar da criança uma alimentação saudável se o pai continuar comendo pizza e refrigerante todos os dias. Para o processo todo funcionar, os pais precisam estar engajados em liderar pelo exemplo.

2 - Se for o caso, a família precisa mudar os hábitos

Outro ponto importante diz respeito aos hábitos alimentares da família. Digamos, por exemplo, que o armário esteja sempre cheio de doces e alimentos industrializados: isso expõe todos os moradores da casa, inclusive a criança, a probabilidades maiores de comer mal.

Se esse for o seu caso, é preciso ter uma conversa com os outros moradores da casa e chegar a um consenso sobre até onde os hábitos poderiam ser mudados.

3 - Envolva a criança no preparo de algumas refeições

Em vez de deixar o seu filho vendo TV ou navegando pelas redes sociais enquanto você cozinha, convide-o para participar do processo, que pode ser muito divertido para as crianças.

Seja fazendo uma salada ou colocando os pratos, incluir a criança no preparo das refeições pode ser um estímulo a mais para que ela passe a comer melhor.

4 - Ofereça opções variadas

Mais um truque legal para melhorar a alimentação das crianças é oferecer opções variadas de um mesmo alimento ao longo do mês. Não entendeu? A gente explica!

Se a criança está se mostrando resistente para comer tomates, você pode tentar oferecer tomatinhos cerejas e contar alguma história sobre como eles foram colhidos. Ou, no caso de outros vegetais como a cenoura, por exemplo, é possível oferecê-los em formas variadas (em pedaço, palitos, ralados etc).

5 - Coma a mesma comida das crianças

Por fim, não poderíamos deixar de dizer que as crianças adoram imitar os adultos. Dessa forma, procure não diferenciar muito os pratos das crianças e dos adultos, fazendo com que todos da casa sigam mais ou menos o mesmo cardápio…

***

Agora lembre-se: de nada valem as dicas acima se a partir da próxima ida ao supermercado você não colocá-las em prática. Uma vez em frente às gôndolas, dê preferência às frutas e vegetais com o selo Vegetais Saudáveis, que são rastreados desde o plantio e oferecem total segurança do alimento.

Caso tenha restado alguma dúvida, escreva um comentário abaixo para continuarmos este bate papo!

Deixe o seu comentário