Blog

12.01 - 08h00min

Como saber, no supermercado, se uma fruta ou vegetal é mesmo saudável?

Como saber se as frutas e vegetais do supermercado têm qualidade e boa procedência?  Veja as nossas dicas!

Como saber, no supermercado, se uma fruta ou vegetal é mesmo saudável?

Uma vez no supermercado, tendemos a acreditar que toda fruta ou vegetal exposto nas gôndolas é um alimento totalmente saudável… Mas será que isso é mesmo verdade?

Até algumas décadas atrás era possível acreditar que sim. Atualmente, com a grande quantidade de defensivos agrícolas utilizados no campo, muitos consumidores ficam receosos e incertos sobre a verdadeira procedência dos alimentos que estão levando para a casa.

A solução para esse problema é simples e tem nome e sobrenome: rastreabilidade de alimentos. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância desse assunto!
 

Rastreabilidade de alimentos: mais respeito ao consumidor

Com frutas e vegetais sendo produzidos no mundo inteiro em escala cada vez maior, surgiu a necessidade de uma ferramenta simples que pudesse garantir a procedência e qualidade de cada um desses produtos.

Sendo assim, um processo de rastreamento se fez necessário. Através dele é possível indicar onde cada alimento foi plantado, quanto tempo levou até ser colhido, qual a quantidade de agrotóxico foi utilizada etc. O mecanismo funciona da seguinte forma:

Alimentos rastreados, como todos os produtos com o selo Vegetais Saudáveis, trazem em sua embalagem um QR Code, código que pode ser decifrado por qualquer celular com acesso à internet;
Uma vez decifrado pelo aplicativo do celular, aquele código dá lugar a diversas informações sobre o alimento em questão. Os dados vão desde laudos técnicos da colheita até imagens da plantação.

Infelizmente, a rastreabilidade de alimentos não é obrigatória no país, fazendo com que muitos produtores ainda abram mão dessa tecnologia. Isso faz com que o consumidor fique completamente no escuro quanto à procedência das frutas e vegetais que chegam até a sua mesa.

Se você valoriza fatores como transparência, segurança do alimento e respeito ao consumidor, exija alimentos rastreados. É a sua saúde que está em jogo.

Deixe o seu comentário