Blog

15.05 - 16h05min

Conheça os 4 pilares para uma vida mais feliz

Você sabe quais são os 4 pilares da vida longa e feliz? Confira no artigo de hoje e veja se concorda com a gente!

Conheça os 4 pilares para uma vida mais feliz

Já sabemos que a nossa vida é super complexa e cheia de detalhes que influenciam diretamente em nossa saúde e estado de espírito. Mesmo assim, será que é possível apontar somente alguns poucos fatores que, se bem trabalhados, aumentam as chances de termos uma vida feliz?

Pensando em responder a pergunta acima, a equipe Vegetais Saudáveis traz hoje os 4 pilares básicos para uma vida mais feliz! Ao dedicar mais tempo a cada uma dessas áreas, você certamente trará inúmeras consequências positivas para o seu estilo de vida.

E aí, topa o desafio? Confira abaixo quais são esses pilares!

1 - Alimentação saudável

Falar em vida equilibrada sem tocar na questão da alimentação seria uma grande falha. Afinal, não tem jeito: você é o que você come!

Quanto mais reduzimos o consumo de alimentos processados e colocamos “comida de verdade” para dentro, mais nossos órgãos e tecidos se fortalecem, recebendo vitaminas, minerais e outros nutrientes fundamentais para seu bom funcionamento.

Além de prevenir doenças, uma alimentação saudável também traz benefícios como:

  • Melhora no aspecto da pele
  • Mais energia e disposição ao longo do dia
  • Maior facilidade para emagrecer


2 - Prática de atividades físicas

O segundo ponto base para uma vida mais saudável e feliz, como todos sabem, é a prática de exercícios físicos.

Desde o tempo das cavernas, fomos feitos para andar, caçar e correr. Nosso corpo está projetado para isso. Porém, com o avanço dos séculos, cada vez mais tendemos ao sedentarismo… Quantas pessoas você conhece que passam o dia inteiro em frente a um computador, quase sem se movimentar?

Não são poucos os especialistas que fazem questão de orientar: se você quer ter uma vida mais longa e melhor, a chave está no movimento.

Além de ajudar na queima das gordurinhas, os exercícios físicos tem diversas outras funções importantes, tais como:


3 - Sono regulado

Você sabia que a qualidade do seu humor, criatividade, atenção e desempenho profissional está diretamente relacionada à qualidade do seu sono?

Se isso não for extremamente importante para a sua felicidade, nós não sabemos o que é!

Enquanto dormimos, diversas regiões do cérebro como o cerebelo e as partes frontais desempenham ativamente as suas funções, com o intuito de regular hormônios, renovar nossa coordenação motora e até mesmo armazenar as informações obtidas no dia anterior.

Sem um sono de qualidade você fica irritado, com dores de cabeça, memória falha e ainda tem mais chances de desenvolver diabetes. Não tem como ser feliz assim, não é?

4 - Combate ao estresse

E aqui está o quarto pilar que ajuda você a ser uma pessoa mais feliz e de bem com a vida!

Apesar de poucas pessoas se lembrarem desse fator, o combate ao estresse é importantíssimo para quem quer um estilo de vida mais calmo e feliz. Já está comprovado, por exemplo, que pessoas estressadas tendem a sofrer mais com problemas de obesidade, diabetes, rugas, câncer etc.

Para entender um pouco sobre como o estresse age sobre o nosso corpo, vamos a um exemplo:

Quando você leva uma fechada no trânsito e se irrita com isso, seu organismo libera adrenalina e cortisol, preparando seu corpo para uma situação de luta ou fuga. A adrenalina bloqueia o sangue em alguns órgãos, canalizando-o para os músculos (onde será usado para correr ou lutar).

O exagero de cortisol, por sua vez, libera muito açúcar na corrente sanguínea e pode até desenvolver diabetes em pessoas predispostas à doença.

Algumas boas dicas para reduzir o estresse:

  • Praticar exercícios físicos
  • Comer bem
  • Fazer ioga
  • Meditar
  • Tomar sol (por conta da vitamina D)
  • Tomar bastante água


Se você gostou, que tal compartilhar o artigo com algum amigo ou até mesmo alguém da sua família? Com certeza o que não falta no mundo é gente querendo ser mais feliz!

Caso tenha mais dicas, deixe um comentário abaixo e vamos nos ajudar. Até a próxima!
 

Deixe o seu comentário